Everything About Marketing

quarta-feira, 7 de março de 2007

A importância do Marketing Interno!



Cada vez mais, nos dias que decorrem, se fala na importância que o Marketing apresenta nas estruturas organizacionais de qualquer empresa. Pelo que surge o conceito de Marketing Interno. Mas, o que é o Marketing Interno? e como se pode motivar o Marketing Interno?

Este conceito diz-nos então, que cada vez mais, é necessário:
  • Integração de todos os elementos na actividade da empresa/organização visando a participação na discussão de projectos, orientações e objectivos da mesma.
  • Dedicação de horas de formação, com vista a implementar a comunicação dos objectivos de curto, médio e longo-prazo da empresa e da importância destes para todos;
  • Delegação e responsabilização dos colaboradores, através da integração de equipas de trabalho com o projecto de planear discutir e executar determinas tarefas;
  • Recompensas de louvor e monetárias aos colaboradores, face aos objectivos propostos;
  • Criação de prémios de desempenho;
  • Realização de inquéritos de satisfação, com vista a reunião de elementos que possam ajudar à satisfação pessoal e profissional dos colaboradores;
  • A organização de actividades lúdico-recreativas colectivas por parte da empresa pode fomentar não só a satisfação dos colaboradores com a sua empresa, bem como fortalecer os laços do trabalho em equipa, o que pode melhorar em muito os resultados qualitativos e quantitativos dos colaboradores e da empresa – dupla satisfação;
  • Uma das facetas mais importantes do marketing interno reside na qualidade do recrutamento, da formação, da motivação, comunicação e na retenção dos bons colaboradores, para além da melhoria no processo formativo;
  • Realização de reuniões periódicas seja para discutir resultados, seja para discutir futuros projectos, mas que no fundo promovam a participação e integração de todos os elementos da organização, como forma de melhorar o processo identificativo com a empresa e com a importância das obrigações que esta detém junto dos seus clientes.

1 comentário:

Francisco Lucas disse...

Estou de acordo com os pontos que o Diogo referiu e acho que também podemos referenciar os seguintes:

- Fomentar uma relação de confiança entre a empresa e trabalhador (criar valor acrescentado + sentido de pertença)
Trabalhor motivado = Trabalhador dinâmico + trabalhador empenhado.

- Aproveitar ao máximo a comunicação interna com o fim de encontrar possíveis problemas e estudar a sua possível resolução. Uma boa fonte poderão ser os trabalhores que têm contacto directo com os clientes (ex: telefonistas, comerciais, etc) uma vez que estes podem receber reclamações e não as comunicar.
Se existe uma reclamação é necessário perceber o problema e saber resolvê-lo.
Um cliente insatisfeito é um óptimo meio para deturpar realidades e passar uma imagem bastante negativa aos seus conhecidos.

- Ambiente de trabalho.
Ninguém gosta de trabalhar num ambiente cinzento e sem "genica". Daí a importância do marketing interno na promoção de eventos colectivos (tal como foi dito pelo Diogo).

- A intranet é um meio bastante utilizado pelas grandes empresas para a divulgação de informação interna da empresa. A mesma ferramenta pode ser utilizada com o fim de fomentar a comunicação entre os trabalhadores, com o fim de melhorar a comunicação interna e a participação activa em discussões.
Pode ser uma fonte para possíveis soluções a alguns problemas internos da empresa.

Um abraço e boa sorte para o Blog ;)