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segunda-feira, 14 de maio de 2007

Plano de Marketing - Sustentabilidade?


Um Plano de Marketing tem por objectivo exprimir as opções definidas pela empresa de forma a assegurar o seu desenvolvimento a médio e longo prazo.

A estrutura do Plano Estratégico é constituída pela resposta a seis questões:

1) Qual é o mercado de referência e qual a missão estratégica da empresa?
2) Qual o posicionamento dos seus produtos?
3) Quais as oportunidades e ameaças do seu ambiente?
4) Quais os trunfos da empresa, suas forças e fraquezas e vantagem competitiva?
5) Qual a estratégia de cobertura e desenvolvimento a adoptar?
6) Como traduzir os objectivos estratégicos para cada variável do Marketing Mix?

Neste quadro, as vantagens da elaboração de um Plano de Marketing são:

-Descrição do sistema de valores e filosofia de trabalho, originando uma visão comum do futuro;
-Explicação da situação de partida e descrição das condições e evoluções do ambiente, tornado mais inteligentes as escolhas da administração;
-Instrumento de coordenação entre as várias funções, permitindo manter coerência entre os objectivos e em caso de litígio, favorecer arbitragens;
-Facilita o seguimento das acções tomadas, permitindo fazer uma interpretação imparcial dos desvios entre os objectivos e os desempenhos e, caso hajam desvios, corrigi-los;
-Aumento da flexibilidade de reacção da empresa face a alterações imprevistas;
-Organização e gestão mais rigorosas, fundadas em normas, orçamentos e calendários.

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