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segunda-feira, 4 de junho de 2007

Orçamentação da publicidade...



A gestão de topo deve considerar cinco factores ao estabelecer o orçamento para publicidade.

1. Estágio no ciclo de vida do produto. Novos produtos geralmente recebem grandes orçamentos a fim de desenvolver a consciencialização e fazer com que sejam experimentados pelo consumidor. As marcas estabelecidas normalmente mantêm-se com orçamentos mais baixos em relação às vendas.

2. Participação de mercado e base de consumidores. Marcas com grande participação de mercado geralmente exigem menos gastos com publicidade, em termo de percentagem sobre as vendas, para manter sua participação. Melhorar a participação, aumentando o tamanho do mercado requer despesas maiores com publicidade. Numa estimativa de custo por meio do impacto provocado no público, é mais barato atingir consumidores de uma marca amplamente utilizada que consumidores de marcas com pequena participação no mercado.

3. Concorrência e saturação da comunicação. Num mercado com muitos concorrentes e altos gastos com publicidade, uma marca necessita anunciar maciçamente para ser conhecida. Mesmo a saturação de anúncios não directamente concorrentes da marca cria a necessidade de mais investimento em publicidade.

4. Frequência da publicidade. O número de repetições necessárias para passar a mensagem aos consumidores exerce um impacto significativo sobre o orçamento para publicidade.

5. Grau de substituição do produto. Marcas que se encontram na categoria commodities (cigarros, cervejas, refrigerantes) exigem publicidade maciça para estabelecer uma imagem diferenciada. A publicidade também é importante quando a marca oferece benefícios ou características exclusivas.

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