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quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Top 10 Places to Go in 2008


Fantástico!

Invistam um minuto do vosso tempo a consultar o mais recente Ranking Internacional de locais a não perder em 2008, e de certo que vão ficar orgulhos do nosso Portugal.
Segundo o Ranking Mundial da Yahoo Travel, Lisboa consegue o fantástico terceiro lugar.


É de bom grado conseguirmos passar esta mensagem... Portugal tem uma larga oferta Turistica, mas nem sempre é bem comunicada. Este poderia ser um dos pontos de partida. Afinal, temos um Guia Turistico "a nosso favor".

Consultem o Ranking em:
http://travel.yahoo.com/p-interests-21529666;_ylc=X3oDMTBsbGI4dGR1BF9TAzI3MTYxNDkEX3MDMjcxOTQ4MQ

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Black Google para poupar Energia!

Mais um caso de inovação simples com olhos no futuro.




Sensível às questões ambientais uma empresa chamada Heap Media decidiu lançar uma versão light - no consumo energético que provoca - do popular serviço de pesquisa online Google.

O Blackle apresenta uma interface com fundo negro e uma caixa de pesquisa que se suporta no serviço da Google, com as mesmas funcionalidades mas mais eficiente em termos energéticos, já que permite poupar muitos watts de luz enquanto está a ser utilizada. A máxima aplica-se apenas a PCs com ecrãs CRT.

Para utilizar, www.backle.com

Relação entre Cores e Crianças



Crianças e jovens tendem a associar o encarnado à alegria, o azul à tristeza e o amarelo à cólera, revela um estudo científico, inédito em Portugal. O estudo tinha como objectivo perceber como as crianças e os jovens percepcionam as emoções e quais as cores que, instintivamente, associam a cada uma. Emoções como a alegria, a cólera e o desprezo estão sempre ligadas às cores quentes, enquanto a tristeza, a surpresa, a aversão e o medo estão mais relacionados com cores como o azul, o branco e o preto. Na idade adulta, apenas a alegria e a cólera se mantêm associadas às mesmas cores que na infância.

Lido em: Destak

Uma aula.... para não esquecer!




Como o título sugere... assim espero que aconteça!!

Hoje, durante a aula da Cadeira Gestão da Força de Vendas, leccionada pelo Mestre Rogério Canhoto, foi-nos "prometido" que jamais iríamos esquecer o que aprendemos. Estou ciente de que isso vá acontecer, pela simplicidade e eficiciência do método em questão.

Pois bem, de seguida apresento-vos duas matrizes, bastante básicas e transparentes, mas também extremamente úteis do ponto de vista pessoal e profissional.

Matriz 1
Maximização e Aproveitamento do Tempo - Definição de Prioridades

Olhando para esta matriz ela é realmente muito simples. Mas muito útil também.
Por exemplo, na nossa gestão do dia-a-dia, todos nós sentimos que o tempo é pouco. Que as 24h por dia não chegam para tudo o que queremos. Então, é aqui que "entra" esta matriz.
Facilmente preenchemos esta matriz com uma enormidade de tarefas a realizar. No entanto, para que esteja preenchida da melhor forma.... alguns conselhos.
À direita, está somente aquilo que é realmente importante para nós, tanto pessoal como profissional. Na ala esquerda, encontram-se os menos importantes. Existe aqui uma questão no entanto... o canto superior esquerdo diz-nos que há algo muito urgente, mas pouco importante... poderá esperar? Não! Mas também não devemos ser nós a fazê-lo... Pois, se não é importante para nós e é urgente... então para quem o seja que o faça. Ou então, delega-se essa função a alguém. Nós temos é de nos focar em realizar primeiro aquilo que é verdadeiramente importante e urgente para nós... se é urgente para outra pessoa, ela que a resolva ou delegue em quem a possa resolver.





Matriz 2
Avaliação de Desempenho - Classificação por Categoria Profissional


Nesta matriz, a lógica é a mesma. No entanto, aqui aplicamos outros factores... isto para percebermos e podermos classificar o nosso desempenho e o da nossa equipa de trabalho.

Basicamente:

Canto Superior Esquerdo: "Barata-Tonta" - Disponível para tudo, mas incapaz de fazer muito bem as coisas;

Canto Superior Direito: "Doers"- Este é o exemplo perfeito daquilo que se quer numa empresa. Gosta de fazer as coisas de uma forma muito cuidada e perfeita e tem a capacidade de as fazer depressa o que lhe permite fazer bem diversas tarefas em curtos espaços de tempo.

Canto Inferior Esquerdo: "Out" é a palavra de ordem! São tipicamente aqueles que gostam muito da máquina do café e também de adorar o trabalho desempenhado por outros.

Canto Inferior Direito: "Homens do detalhe e perfeccionismo" - Basicamente fazem tudo muito bem, muito perfeito, mas.... demoram imenso tempo. Perdem demasiado tempo em detalhes e não são tipicamente bons a cumprir prazos. Portanto, pouco objectivos e sucintos no que respeita a tempo.



É lógico para todos nós que o ideal seja estar no "canto superior direito". No entanto, para lá chegarmos é necessário um enorme esforço e dedicação naquilo que se faz... mas também muita auto-formação para que consiga ganhar mais-valias em relação à concorrência(colegas de trabalho)



Resta-me agradecer a aula de hoje ao Professor acima mencionado, este simples exemplo torna-se bastante prático para uma boa gestão de.... aquilo que quisermos. Basta aplicarmos os "Prós & Contras" que pretendemos avaliar e facilmente conseguimos os resultados que procuramos.






quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Comunicar em Tempos de Crise!


As empresas e organizações vêem-se confrontadas com uma diversidade de situações adversas que, levadas ao extremo, podem intitular-se de crises. As relações públicas são uma boa arma no combate a situações de crise.

A gestão de crises através das relações públicas assenta em dois pontos base:

A actuação preventiva - o seu objectivo é evitar e neutralizar potenciais crises, designadamente através da preparação de um porta-voz, montagem de sistemas de alerta, identificação de possíveis cenários de crise e desenvolvimento de relações com grupos de pressão.

Comunicação de crise propriamente dita - o objectivo deste tipo de comunicação consiste em minimizar o impacto negativo das crises, podendo a comunicação ser feita a partir da definição de estratégias previamente preparadas, elaboração de comunicados e do reforço das relações com os «simpatizantes» da organização ou empresa.