Everything About Marketing

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Uma aula.... para não esquecer!




Como o título sugere... assim espero que aconteça!!

Hoje, durante a aula da Cadeira Gestão da Força de Vendas, leccionada pelo Mestre Rogério Canhoto, foi-nos "prometido" que jamais iríamos esquecer o que aprendemos. Estou ciente de que isso vá acontecer, pela simplicidade e eficiciência do método em questão.

Pois bem, de seguida apresento-vos duas matrizes, bastante básicas e transparentes, mas também extremamente úteis do ponto de vista pessoal e profissional.

Matriz 1
Maximização e Aproveitamento do Tempo - Definição de Prioridades

Olhando para esta matriz ela é realmente muito simples. Mas muito útil também.
Por exemplo, na nossa gestão do dia-a-dia, todos nós sentimos que o tempo é pouco. Que as 24h por dia não chegam para tudo o que queremos. Então, é aqui que "entra" esta matriz.
Facilmente preenchemos esta matriz com uma enormidade de tarefas a realizar. No entanto, para que esteja preenchida da melhor forma.... alguns conselhos.
À direita, está somente aquilo que é realmente importante para nós, tanto pessoal como profissional. Na ala esquerda, encontram-se os menos importantes. Existe aqui uma questão no entanto... o canto superior esquerdo diz-nos que há algo muito urgente, mas pouco importante... poderá esperar? Não! Mas também não devemos ser nós a fazê-lo... Pois, se não é importante para nós e é urgente... então para quem o seja que o faça. Ou então, delega-se essa função a alguém. Nós temos é de nos focar em realizar primeiro aquilo que é verdadeiramente importante e urgente para nós... se é urgente para outra pessoa, ela que a resolva ou delegue em quem a possa resolver.





Matriz 2
Avaliação de Desempenho - Classificação por Categoria Profissional


Nesta matriz, a lógica é a mesma. No entanto, aqui aplicamos outros factores... isto para percebermos e podermos classificar o nosso desempenho e o da nossa equipa de trabalho.

Basicamente:

Canto Superior Esquerdo: "Barata-Tonta" - Disponível para tudo, mas incapaz de fazer muito bem as coisas;

Canto Superior Direito: "Doers"- Este é o exemplo perfeito daquilo que se quer numa empresa. Gosta de fazer as coisas de uma forma muito cuidada e perfeita e tem a capacidade de as fazer depressa o que lhe permite fazer bem diversas tarefas em curtos espaços de tempo.

Canto Inferior Esquerdo: "Out" é a palavra de ordem! São tipicamente aqueles que gostam muito da máquina do café e também de adorar o trabalho desempenhado por outros.

Canto Inferior Direito: "Homens do detalhe e perfeccionismo" - Basicamente fazem tudo muito bem, muito perfeito, mas.... demoram imenso tempo. Perdem demasiado tempo em detalhes e não são tipicamente bons a cumprir prazos. Portanto, pouco objectivos e sucintos no que respeita a tempo.



É lógico para todos nós que o ideal seja estar no "canto superior direito". No entanto, para lá chegarmos é necessário um enorme esforço e dedicação naquilo que se faz... mas também muita auto-formação para que consiga ganhar mais-valias em relação à concorrência(colegas de trabalho)



Resta-me agradecer a aula de hoje ao Professor acima mencionado, este simples exemplo torna-se bastante prático para uma boa gestão de.... aquilo que quisermos. Basta aplicarmos os "Prós & Contras" que pretendemos avaliar e facilmente conseguimos os resultados que procuramos.






Sem comentários: