Marketing de Serviços pode ser definido como um conjunto de actividades objectivas, tais como a Análise, Planeamento, Implementação e Controlo de programas de determinado conjunto de produtos e/ou serviços com o objectivo de conseguir satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores e daí extrair a satisfação, a qualidade e a lucratividade.
Define-se serviço como um acto ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que deste processo não resulte a posse de um bem (físico). Esta execucção pode ou não pressupor uma contrapartida financeira. Ex: Viajar de avião, cortar o cabelo, entre outros.
O serviço em si, é produzido e consumido em simultâneo. Pelo que, este pressupõe uma relação de contacto directa entre o Produtor e o Consumidor.
Numa perspectiva de Marketing, existem algumas caracteristicas de grande relevância:
- Intangibilidade .. Os serviços são processos, não são patenteáveis e baseiam-se na reputação;
- Perecibilidade .. Se não for usado, está perdido (Ex. Avião);
- Heterogeneidade .. Varia de cliente para cliente;
- Simultaneidade .. Criados e servidos simultaneamente;
- Participação do cliente no processo .. Sem o cliente presente, não é possível realizar o serviço;
Sem comentários:
Enviar um comentário