Pessoas que diariamente trabalham lado a lado, mostram conhecer-se pouco quando postas perante desafios que requerem interacção e cooperação mútua, para além da rotina habitual.
A construção de um processo articulado e de processos de trabalho integrados, passa pelo aprofundamento dos elos sociais e do conhecimento das virtudes e defeitos de cada um. Este objectivo é mais facilmente alcançado numa actividade lúdica fora da empresa, onde predomina um ambiente informal e descontraído.
Além disso, as iniciativas de Team Building contribuem para descomprimir, quebrar o gelo, entusiasmar e motivar, proporcionando uma nova energia aos colaboradores, que se reflecte na sua produtividade e atitude no trabalho.
Contudo, nem todas as acções de Team Building resultam plenamente, fruto de não se considerarem regras fundamentais que devem nortear a concepção e orientação das mesmas. Kris Maher defende, através do Wall Street Journal, que existem 3 condições fundamentais para que os jogos e actividades e Team Building sejam bem sucedidos;
- Devem proporcionar mais do que diversão: os conteúdos devem estar relacionados com a realidade dos participantes, para que estes não os consideram uma perda de tempo e os encarem com seriedade, retendo as lições pertinentes;
- Devem ser orientadas por especialistas: este é um factor essencial para que a dinâmica de grupo se desenvolva de forma positiva e se retirem dos jogos e actividades todas as lições úteis possíveis, maximizando a aprendizagem do participante;
- Devem ser seguidas de reforços: o que se aprende nos jogos e actividades nem sempre é fácil de transpor para a prática profissional, carecendo de apoio especializado. Acresce que as novas atitudes adquiridas precisam de ser apoiadas, controladas e premiadas, a fim de que, com tempo, sejam progressivamente interiorizadas pelos colaboradores.
As acções de Team Building devem ter um conteúdo fortemente emocional, para que sejam consideradas experiências fantásticas e inesquéciveis. Isso ajuda a motivar os participantes, aumenta a compreensão dos processos e resultados, e melhora a retenção na memória. No entanto, não se pode esquecer que a componente lúdico-emocional é apenas facilitadora da aprendizagem, sendo imprescindível garantir a respectiva componente pedagógica e profissional.
As acções de Team Building são concebidas de acordo com estes princípios, assegurando a combinação de jogos e actividades inovadores, criativos e inspiracionais, com análises profissionais tecnicamente rigorosas e pedagogicamente eficazes. Em contacto com a natureza e o ar puro.
Post no Âmbito da Cadeira de Gestão de Recursos Humanos.
1 comentário:
Obrigado pela informação. Muito útil e interessante
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