Everything About Marketing

quarta-feira, 26 de março de 2008

Resultado Questionário

É com enorme agrado que apresentamos os resultados do questionário relativo à qualidade do Blog. Estamos satisfeitos pelos nossos leitores partilharem de uma opinião favorável do espaço. Muito obrigado.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Pensamento e Planeamento Estratégico

Após os anos 60 e 70 do passado século, dada a estável e previsível evolução dos mercados, a generalidade das grandes empresas mundiais começaram a exercer a sua actividade através de processos formais e conscientes da geração estratégica que emergia com a evolução do plano estratégico.


O pensamento estratégico deve sempre preceder ao planeamento estratégico. Na realidade, a estratégia antes de ser um plano, é apenas um conjunto de visões integradas na estrutura de actuação da empresa, não necessariamente claras ou completas, e podem surgir da autoria de qualquer membro da organização.


Na sua essência, estas visões sintetizam as questões relevantes para a empresa e propõem soluções mais ou menos criativas para o desenvolvimento futuro da organização. Posteriormente, o plano limita-se a explicitar e estruturar as visões estratégicas dos gestores num documento formal, de acordo com uma metodologia predeterminada.



Em suma, antes de ser um plano, a estratégia é um conjunto de visões integradas da actuação da empresa, resultante do pensamento estratégico dos seus membros.



Diferenças entre Pensamento e Planeamento Estratégico


quarta-feira, 5 de março de 2008

Marketing Relacional

O que é afinal Marketing Relacional? Sabemos logo à partida que trabalha relações. Para existir relações, de que ordem sejam, é necessária a existência de um factor essencial, o factor tempo.

Uma relação, só é uma relação quando existirem interacções ao longo do tempo. Aplicado ao Marketing, essas relações são partilhadas entre o prestador (de um serviço ou produto) e um consumidor / cliente. Mas Marketing Relacional não trabalha só este tipo de relações, trabalha também um ponto muito importante para que a relação anterior funcione - Relação FrontOffice / BackOffice. Se o produto não for bom, se a comunicação não for bem dirigida e verdadeira, não existe nenhum vendedor que consiga promover uma boa relação. Todas as partes devem estar em sintonia.


Estas mesmas relações entre Empresa & Consumidor, fomentam a existência de informação, que cabe a nós enquanto markeeters, transformá-la em conhecimento que podemos aplicar em iniciativas de marketing, adquirindo assim competências para superar a expectativas do consumidor, deixando-o assim satisfeito.


Como é que posso eu, enquanto markeeter, melhorar a relação com o meu público? Ele que é, ou pelo menos deveria ser, o centro de toda a minha actividade.
Como já lemos em "alguns" artigos anteriores, o consumidor não é tipicamente fiel. Não frequenta um só café, não abastecem numa só bomba de gasolina, não faz as refeições todas em apenas um restaurante, etc.. E será de todo incoerente, pensar que posso mudar isso. Mas posso fazer com que ele venha mais vezes ao meu encontro, que me procure. Para isso só tenho que lhe oferecer valor acrescentado e diferenciador de tudo o resto.

Para que o cliente saia satisfeito de uma loja, temos que saber então gerir as expectativas que estes trazem consigo e conseguir superá-las. Sabendo contudo que estabelecer e manter uma relação é extremamente exigente, vão ser as interacções que vão definir se as expectativas são ou não quebradas.


Devemos então, encontrar medidas que promovam uma boa experiência para o consumidor e deixá-lo com vontade de repetir. Conseguir fidelizar clientes e satisfaze-los é um passo importante para que estes próprios comuniquem e promovam o meu produto / marca.

sábado, 1 de março de 2008

Entrevistas de Emprego

Todos nós durante a nossa vida profissional, estamos/estaremos expostos a este tipo de acontecimentos. Estas ocasiões são bastante complexas devido à enorme variedade de situações que daqui podem decorrer.

A minha experiência não é vasta, no entanto, também para desenvolvimento pessoal investiguei com vista a adquirir maiores competências e evitar menos erros nesta área.

Primeiro ponto, essencial. Para chegar a uma entrevista, é porque já foi seleccionado. Por mais “estreita” que seja a selecção, já está num dos que pode ascender ao lugar.

Nesta fase é avaliado o nosso perfil, ou seja, formação académica, línguas, competência tecnológica, experiência profissional, entre outros.

É aqui que começa a dita “competição”. Diz as regras que nunca devemos subestimar os nossos adversários, pelo contrário, deve haver a preocupação de ganhar competências distintivas entre os demais. Tais como:

* Procure manter uma imagem cuidada. Seja caprichoso em aspectos chave, tais como o cabelo, as mãos e procure vestir-se sempre de uma maneira formal.

* Fazer o trabalho de casa. Sim, procure obter o máximo de informações da empresa. Hoje em dia, todas as empresas tem disponível muita informação na internet. Estas informações vão ser bastante úteis para que se consiga manter um diálogo proveitoso entre o entrevistado e o entrevistador. É também extremamente importante procurar informação que tenha sido publicada recentemente, no entanto, na semana da entrevista procure também saber o que se está a passar no mercado. As coisas mais importantes a reter são a nacionalidade da empresa, origem, mercados onde actua, produtos, estrutura de negócio, concorrência e clientes.

* Invista no seu curriculum vitae. Procure ser verdadeiro o mais possível para que numa entrevista seja coerente. Por exemplo, se escreve que fala fluentemente inglês, na entrevista terá de o fazer…

* Tente saber o nome do entrevistador e o cargo que ocupada – pode fazer a diferença - , chegue sempre pelo menos 15 minutos antes da entrevista. Ahh! Nunca se esqueça dos documentos que são necessários, e pelo sim e pelo não, leve sempre consigo uma cópia do curriculum.

* A recepção, nos dois sentidos. Primeiro, muita atenção às secretárias ou às pessoas que o recebem. Por vezes, estes/as são utilizados para o abordarem no primeiro contacto. Seja coerente e verdadeiro, pois esta fase é considerada parte fundamental da entrevista. Segundo, na recepção do entrevistador cumprimente-o com um aperto de mão firme, sem exageros. Espere que lhe seja indicado um lugar para sentar-se e faça-o sempre depois de o entrevistador se sentar, a menos que o mesmo faça questão. Dica: Se esta última hipótese acontecer, escolha a pior cadeira para si, deixando a melhor para o entrevistador.

* A entrevista começa na maioria das vezes de uma forma amena. Ou seja, o próprio entrevistador através da sua experiência procurará de inicio abordar temas leves e descontraídos de modo a que a tensão baixe e o entrevistado se sinta mais à vontade.

Mantenha o mesmo tom de voz natural e motivada, tente não falar depressa demais.

* Ponha-se no lugar do empregador. Tente responder exactamente aquilo que o entrevistador pretende ouvir. Dica: Nunca critique os seus ex-empregos/adores. Atitude positiva e discrição profissional são qualidades indispensáveis no mercado de trabalho.

* Procure mostrar que as suas aptidões são benéficas para a obtenção dos objectivos da empresa. (Seja objectivo) Esse será um enorme passo para que seja o escolhido.

* Em qualquer entrevista, os erros podem pagar-se muito caro. Portanto, procure minimizá-los. Não fale demais, tente manter um diálogo aberto e deixar também o entrevistador falar. Aliás, deve conseguir fazê-lo. No entanto, sempre que oportuno, nunca deixe de tomar a iniciativa para falar.

* É exigida simpatia e sorriso. Nem que quando sair da entrevista não aguente as dores nos maxilares. Mas é importantíssimo. É a sua imagem que está em causa.

* Procure a sinceridade como máxima absoluta. Excepto quando, está a falar dos seus pontos fracos… Evite dizer que é dorminhoco, preguiçoso e que só consegue trabalhar depois da hora de almoço.

Bom, não sou nenhum expert na matéria, aliás, isto serve fundamentalmente para me instruir. No entanto, acho que as dicas aqui deixadas são bastante relevantes.

Deixo no entanto algumas outras, por muito pequenas que sejam, muito importantes.

. Cuidado com as secretárias

. Se transpirar de nervosismo, leve as mãos aos bolsos com calma, e retire-as

. Sorria

. Seja cordial

. Ceda a melhor cadeira

. Não interrompa o entrevistador

. Mantenha uma imagem cuidada

Pelo research que fiz, constatei que todos os detalhes são muito importantes e não devem de forma alguma ser esquecidos.

Boa sorte a todos os que procuram, neste momento, uma entrevista de emprego, e que este post possa ser uma útil ferramenta de ajuda.