Everything About Marketing

sábado, 1 de março de 2008

Entrevistas de Emprego

Todos nós durante a nossa vida profissional, estamos/estaremos expostos a este tipo de acontecimentos. Estas ocasiões são bastante complexas devido à enorme variedade de situações que daqui podem decorrer.

A minha experiência não é vasta, no entanto, também para desenvolvimento pessoal investiguei com vista a adquirir maiores competências e evitar menos erros nesta área.

Primeiro ponto, essencial. Para chegar a uma entrevista, é porque já foi seleccionado. Por mais “estreita” que seja a selecção, já está num dos que pode ascender ao lugar.

Nesta fase é avaliado o nosso perfil, ou seja, formação académica, línguas, competência tecnológica, experiência profissional, entre outros.

É aqui que começa a dita “competição”. Diz as regras que nunca devemos subestimar os nossos adversários, pelo contrário, deve haver a preocupação de ganhar competências distintivas entre os demais. Tais como:

* Procure manter uma imagem cuidada. Seja caprichoso em aspectos chave, tais como o cabelo, as mãos e procure vestir-se sempre de uma maneira formal.

* Fazer o trabalho de casa. Sim, procure obter o máximo de informações da empresa. Hoje em dia, todas as empresas tem disponível muita informação na internet. Estas informações vão ser bastante úteis para que se consiga manter um diálogo proveitoso entre o entrevistado e o entrevistador. É também extremamente importante procurar informação que tenha sido publicada recentemente, no entanto, na semana da entrevista procure também saber o que se está a passar no mercado. As coisas mais importantes a reter são a nacionalidade da empresa, origem, mercados onde actua, produtos, estrutura de negócio, concorrência e clientes.

* Invista no seu curriculum vitae. Procure ser verdadeiro o mais possível para que numa entrevista seja coerente. Por exemplo, se escreve que fala fluentemente inglês, na entrevista terá de o fazer…

* Tente saber o nome do entrevistador e o cargo que ocupada – pode fazer a diferença - , chegue sempre pelo menos 15 minutos antes da entrevista. Ahh! Nunca se esqueça dos documentos que são necessários, e pelo sim e pelo não, leve sempre consigo uma cópia do curriculum.

* A recepção, nos dois sentidos. Primeiro, muita atenção às secretárias ou às pessoas que o recebem. Por vezes, estes/as são utilizados para o abordarem no primeiro contacto. Seja coerente e verdadeiro, pois esta fase é considerada parte fundamental da entrevista. Segundo, na recepção do entrevistador cumprimente-o com um aperto de mão firme, sem exageros. Espere que lhe seja indicado um lugar para sentar-se e faça-o sempre depois de o entrevistador se sentar, a menos que o mesmo faça questão. Dica: Se esta última hipótese acontecer, escolha a pior cadeira para si, deixando a melhor para o entrevistador.

* A entrevista começa na maioria das vezes de uma forma amena. Ou seja, o próprio entrevistador através da sua experiência procurará de inicio abordar temas leves e descontraídos de modo a que a tensão baixe e o entrevistado se sinta mais à vontade.

Mantenha o mesmo tom de voz natural e motivada, tente não falar depressa demais.

* Ponha-se no lugar do empregador. Tente responder exactamente aquilo que o entrevistador pretende ouvir. Dica: Nunca critique os seus ex-empregos/adores. Atitude positiva e discrição profissional são qualidades indispensáveis no mercado de trabalho.

* Procure mostrar que as suas aptidões são benéficas para a obtenção dos objectivos da empresa. (Seja objectivo) Esse será um enorme passo para que seja o escolhido.

* Em qualquer entrevista, os erros podem pagar-se muito caro. Portanto, procure minimizá-los. Não fale demais, tente manter um diálogo aberto e deixar também o entrevistador falar. Aliás, deve conseguir fazê-lo. No entanto, sempre que oportuno, nunca deixe de tomar a iniciativa para falar.

* É exigida simpatia e sorriso. Nem que quando sair da entrevista não aguente as dores nos maxilares. Mas é importantíssimo. É a sua imagem que está em causa.

* Procure a sinceridade como máxima absoluta. Excepto quando, está a falar dos seus pontos fracos… Evite dizer que é dorminhoco, preguiçoso e que só consegue trabalhar depois da hora de almoço.

Bom, não sou nenhum expert na matéria, aliás, isto serve fundamentalmente para me instruir. No entanto, acho que as dicas aqui deixadas são bastante relevantes.

Deixo no entanto algumas outras, por muito pequenas que sejam, muito importantes.

. Cuidado com as secretárias

. Se transpirar de nervosismo, leve as mãos aos bolsos com calma, e retire-as

. Sorria

. Seja cordial

. Ceda a melhor cadeira

. Não interrompa o entrevistador

. Mantenha uma imagem cuidada

Pelo research que fiz, constatei que todos os detalhes são muito importantes e não devem de forma alguma ser esquecidos.

Boa sorte a todos os que procuram, neste momento, uma entrevista de emprego, e que este post possa ser uma útil ferramenta de ajuda.

Sem comentários: