Everything About Marketing

quinta-feira, 6 de março de 2008

Pensamento e Planeamento Estratégico

Após os anos 60 e 70 do passado século, dada a estável e previsível evolução dos mercados, a generalidade das grandes empresas mundiais começaram a exercer a sua actividade através de processos formais e conscientes da geração estratégica que emergia com a evolução do plano estratégico.


O pensamento estratégico deve sempre preceder ao planeamento estratégico. Na realidade, a estratégia antes de ser um plano, é apenas um conjunto de visões integradas na estrutura de actuação da empresa, não necessariamente claras ou completas, e podem surgir da autoria de qualquer membro da organização.


Na sua essência, estas visões sintetizam as questões relevantes para a empresa e propõem soluções mais ou menos criativas para o desenvolvimento futuro da organização. Posteriormente, o plano limita-se a explicitar e estruturar as visões estratégicas dos gestores num documento formal, de acordo com uma metodologia predeterminada.



Em suma, antes de ser um plano, a estratégia é um conjunto de visões integradas da actuação da empresa, resultante do pensamento estratégico dos seus membros.



Diferenças entre Pensamento e Planeamento Estratégico


Sem comentários: