Everything About Marketing

sábado, 19 de maio de 2007

"Old & New" Marketing Mix

O Marketing mix é formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado.

Composto de marketing

O composto de Marketing foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy no seu livro Basic Marketing (1960) e aborda um conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas para que possam perseguir os seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 "partes" frequentemente chamadas dos "quatro P's". Sendo elas:



Produto

Do inglês product. A gestão de produto lida com especificações do bem (ou serviço) em questão e as formas como ele se relaciona com as necessidades que o seu utilizador tem. Sendo assim, o responsável por essa área deve cuidar do design, da embalagem do produto, do peso, da marca, das cores, das quantidades por caixa, do empilhamento máximo, etc. Para que o cliente sinta que o "nosso" Produto seja a melhor solução.

Conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporcionam benefícios reais ou percebidos com o objetivo de satisfazer necessidades e desejos de consumidores ou grupos de consumidores.

Preço

Do inglês price. Processo de definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos, tendo em vista o impacto não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação. O responsável por essa área deve cuidar da lista de preços e passa-lás aos vendedores os descontos por quantidades adquiridas e, principalmente, se o preço será competitivo diante da concorrência. Para o cliente o "nosso" Preço deve oferecer a melhor relação entre custo e benefício.


Distribuição

Do inglês placement. Preocupa-se com a distribuição e refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Além disso, o responsável por essa área deve saber exactamente que canais de distribuição utilizará, o seu tamanho e a área geográfica que será coberta logisticamente. Para o "nosso" cliente a sua distribuição deve ir ao encontro das necessidades e maior conveniencia do mesmo.


Promoção
Do inglês promotion. Inclui a publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, passa-a-palavra, venda pessoal e refere-se aos diferente métodos de promoção do produto, marca ou empresa. O tipo de comunicação utilizada deve ir ao encontro da personalidade/tipo dos seus clientes. Ou seja, o tipo de comunicação a efectuar, deve estar relacionada o seu segmento de mercado.

Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. Para o plano de marketing ser bem sucedido, a estratégia traçada para os quatro P's, deve reflectir a melhor proposta de valor para os consumidores d

e um mercado-alvo bem definido. A administração de marketing é a aplicação prática deste processo.

Alargamento P's - 7P's O mix de marketing utilizado em serviços é ampliado, conhecido como 7 P's. Além dos 4 Ps tradicionais (Produto/Serviço, Preço, Distribuição e Promoção), utilizam-se:
  • People (Pessoas): todas as pessoas envolvidas directa e indirectamente na produção e consumo de um serviço são parte integral do marketing mix.
  • Process (Processos): os procedimentos, mecanismos e fluxo de actividades pelos quais um serviço é consumido são elementos essenciais da estratégia de marketing.
  • Physical Evidence (Evidências Físicas): o ambiente no qual um serviço é prestado, assim como materiais impressos e outros aspectos físicos, podem tornar palpável a promessa que um serviço representa.



2 comentários:

Anónimo disse...

Meu puto, ando a ler com alguma regularidade o teu blog.

Mais uma vez muitos parabéns.

Anónimo disse...

tente dar um ponto de vista seu, nao do wikipédia, assim seu blog será ainda mais um sucesso