Everything About Marketing

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Responsabilidade Social - Parabéns!

Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social das Empresas é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações e na interacção com todas as partes interessadas. Neste sentido, é um conceito globalizante pois parte do indivíduo para o todo e vice-versa, entendendo-se o indivíduo como podendo ser quer individual quer colectivo.
No fundo, trata-se de um
modo de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactos sociais e ambientais da organização como forma de assegurar e aumentar competitividade no mercado.

Marketing Social

Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adopção de comportamentos, atitudes e práticas (individuais ou colectivas), orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.

O objectivo principal desta ferramenta é transformar a maneira pela qual o nosso público-alvo percebe uma questão social e promove mudanças comportamentais que visam melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional.

O Marketing social tem por base o uso de conhecimentos e técnicas de marketing adaptadas à promoção do bem estar social. Trabalha-se com objectivos claramente definidos, metas mensuráveis, pesquisas e avaliações quantitativas e qualitativas.

Apresentação de 2 Casos “Oportunos”

Todos nós que estamos ligados às áreas de Gestão, até mesmo quem não está, certamente já ouviu notícias sobre “queda da publicidade” ou “impacto da publicidade” ineficiente. Ou seja, é necessário percebermos muito bem “onde estamos”, “para onde queremos ir” e “planear a forma de lá chegar”.

Considero de destaque duas campanhas que estão no ar.

A sociedade do Ponto Verde, é uma organização de cariz social cujos interesses/objectivos assentam numa maior consciencialização por parte da sociedade no que respeita ao ambiente. O meio com mais impacto pelo qual comunica é a TV, onde veicula uma mensagem original e apelativa.

Após visualização deste “anúncio” todos ficam sensibilizados e com vontade de ajudar. Aliás, há de certeza quem pense…. “ Depois de ver estes miúdos, quem é capaz de resistir e não fazer reciclagem?”

É aqui que coloco a questão… É assim tão difícil sensibilizar o consumidor?

É! Mas, há quem consiga. Pelo menos a mim.

A Pedigree lançou recentemente uma campanha de Adopção de Cães e Oferta de 3 Meses de comida para os mesmos. E ainda, pela compra de Pedigree, existe uma contribuição para a ajuda de animais abandonados.

Ou seja, basicamente o que a Pedigree fez algo muito simples. Pegou na questão social de cães abandonados e associou-se a esta causa.

Consegue com isto:

- Trabalhar a sua imagem junto do seu público-alvo;

- Ganhar a confiança de potenciais clientes;

- Trabalhar o seu Marketing Social e Responsabilidade Social;

- Aumenta os índices de Notoriedade (Pela associação à Causa)

- Potencia eventuais consumidores (Após adopção e 3 meses, é necessário comprar comida. Onde será que o consumidor vai? Será a marca que se identifica com ele próprio? Que até contribui para ajudar os cães?

Mesmo que após a sensibilização, isto não se reverta em acção, a Pedigree consegue trabalhar a sua imagem social, conquistar a confiança mercado em geral e ainda aumenta os índices de notoriedade. Para quem procura ser líder de mercado ou Top-of-mind parece-me bastante relevante.

Acho bastante oportuna e bem conseguida estas duas campanhas. Parabéns às duas entidades.

E também pela responsabilidade social que me encontro a comentar e divulgar estas campanhas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Diogo,

Estive atentamente a ler alguns dos artigos que publicou e que me parecem de particular interesse.

Uma vez que se interessa por esta questão do marketing social, passe neste blog,
www.consultoriaemeducacaosocial.blogspot.com
e veja o que andam outros jovens como o Diogo a desenvolver.

Parabéns pela iniciativa e que o ano do Rato seja próspero!
CMeira

Anónimo disse...

Caro Diogo,

Estive atentamente a ler alguns dos artigos que publicou e que me parecem de particular interesse.

Uma vez que se interessa por esta questão do marketing social, passe neste blog,
www.consultoriaemeducacaosocial.blogspot.com
e veja o que andam outros jovens como o Diogo a desenvolver.

Parabéns pela iniciativa e que o ano do Rato seja próspero!
CMeira