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segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Buzz Marketing

Novos conceitos aliados à fácil e rápida velocidade de expansão dos Mass Midia, trazem ao Marketing mais poder, mais força para atingir o seu público-alvo, desde que sejam usados de forma estratégica e bem posicionados, com vista à satisfação das necessidades dos consumidores e conquista de mercado.

O Buzz Marketing é uma nova ferramenta de marketing e possui características similares ao Marketing Viral, no entanto, esta técnica é utilizada de forma frontal e não esconde o seu objectivo principal. Assume um tom cómico ou simplesmente passa uma mensagem sem dizer ao consumidor que ali existe a “venda” de um produto.

A Internet, veio abrir as portas da facilidade da comunicação. Este tipo de Marketing, torna-se cada vez mais forte, rápido e visa atingir um número de pessoas cada vez maior, claro que tudo isto apenas é possível com a repetição da campanha. Deve haver interesse do consumidor em ver, enviar/mostrar, conversar e conhecer mais em pormenor todos os benefícios do produto, encaminhando a mensagem para pessoas que, por seu conhecimento, tenham em comum gostos e interesses e que procurem novidades, notícias e informações de determinados produtos.

Pode-se compreender o Buzz Marketing, como uma estratégia inovadora, que age como um murmúrio (tradução literal) por surgir de forma calma, sem muito alarido de forma a cativar exactamente o seu público-alvo, mas que no entanto, pode ser conhecido por outros milhares de consumidores, apenas a titulo de curiosidade sobre um produto ou uma campanha muito bem feita pelo Marketing da Empresa.

Exemplo:

A actriz e modelo Karina Bacchi e o antigo imagem de marca da Cerveja Kaiser, o espanhol José Valien, foram fotografados em circunstâncias que sugeria um romance entre os dois. Estes, tomavam cerveja juntos e trocavam beijos na despedida. As fotos saíram numa revista de celebridades, e a história ganhou dimensão na internet e noutras revistas e jornais. Duas semanas volvidas, a Cerveja Kaiser divulgou o seu novo filme que por surpresa, é composto pelas duas estrelas acima referidas.

A Mexicana Femsa, dona da merca, não comenta o assunto e a agência da empresa, a Fischer America, diz que nada tem a ver com o possível romance dos dois. Estes tinham-se apenas limitado a criar apenas um anúncio de oportunidade com a súbita exposição do casal.

"A questão nesse caso nem é se o romance é oficial ou não. O fato é que está todo mundo falando do Baixinho da Kaiser, e
isso é uma forma de ressuscitar a marca, que andava bem sumida",
diz Gustavo Fortes, Director de Planeamento e Criação de Comunicação, agência especializada em acções de Marketing alternativo.



Um Abraço para o Francisco Penetra. Eis a "nossa discussão do tema!"

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