Everything About Marketing

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Teste de Personalidade

Se lhe disserem que uma fórmula com mais de quatro mil anos consegue descodificar a sua personalidade, acharia estranho? E se acrescentassem que a mesma “equação”, com raízes na antiga Babilónia, é hoje utilizada por gestores de recursos humanos das maiores multinacionais? Desconfiava? Mas pode acreditar.

O eneagrama não é uma filosofia, mas um teste à sua personalidade e comportamento. Para que se possa rever na solução final, só necessita de responder com sinceridade às 36 questões apresentadas, formuladas por um dos institutos mais credíveis nesta área: o Enneagram Institute, de Nova Iorque.

Cada questão tem apenas duas hipóteses de resposta, que irão corresponder a letras distintas. Considere apenas uma das hipóteses e marque um X em frente a cada uma delas. Não esqueça que nenhuma resposta é mais correcta que outra e, por essa razão, ao responder deve apenas optar pela que se encontra mais próxima do seu comportamento habitual. Inicie uma viagem de auto-descoberta, e reveja-se no resultado final.

Teste:


A

B

C

D

E

F

G

H

I

1- Costumo ser romântico(a) e imaginativo(a)









+ Costumo ser pragmático(a) e realista









2- Tenho tendência para confrontar as pessoas









+ Tenho tendência para evitar conflitos









3- Habitualmente sou diplomático(a), cativante e ambicioso(a)









+ Habitualmente sou directo(a), formal e idealista









4- Considero-me intenso(a), frontal, centrado(a) em determinados ideais ou objectivos









+ Considero-me espontâneo(a) e divertido(a)









5- Sou uma pessoa sociável, que gosta de conhecer e fazer novos amigos









+ Sou uma pessoa reservada e não gosto muito de conviver com outras pessoas









6 - Geralmente é fácil tirarem-me do sério









+ Dificilmente alguém me consegue provocar ao ponto de me ver irritado(a)









7 – Considero-me esperto(a) e astuto(a)









+ Considero-me um(a) pensador(a) idealista









8 – Gosto de mostrar afecto pelos outros









+ Gosto de manter uma certa distância









9 – Quando confrontado com uma experiência nova, costumo questionar-me se será útil para mim.









+ Quando confrontado com uma experiência nova, costumo questionar-me se irei desfrutar.









10 – Tenho tendência a centrar-me em mim próprio(a)









+ Tenho tendência a centrar-me nos outros









11 – Tenho colegas e amigos que dependem da minha sensibilidade e conhecimento









+ Tenho colegas e amigos que dependem da minha força e poder de decisão









12 – Tenho demonstrado ser uma pessoa muito insegura









+ Tenho demonstrado ser uma pessoa muito segura









13 – Dou mais importância às minhas relações do que aos meus objectivos









+ Dou mais importância aos meus objectivos do que às minhas relações









14 – Não sou muito falador(a), não gosto de apresentar nem defender as minhas ideias perante outras pessoas









+ Falo com segurança, tenho coragem para dizer aquilo que os outros não dizem









15 – Tenho dificuldade em deixar de considerar alternativas e decidir









+ Tenho dificuldade e relaxar e ser flexível









16 – Costumo ser hesitante e decisivo(a)









+ Costumo ser ousado(a) e dominador(a)









17 – Não gosto de me envolver demasiado em certas questões, o que já me causou problemas









+ A minha necessidade de manter os outros dependentes de mim já me causou alguns problemas.









18 – Habitualmente consigo colocar os meus sentimentos de lado para poder agir









+ Habitualmente, procuro conciliar os meus sentimentos e atitudes









19 – Sou uma pessoa prudente e metódica









+ Sou uma pessoa aventureira, que adora correr riscos









20 – Tenho tendência para apoiar e incentivar os meus amigos, e gostos de estar com outras pessoas









+ Considero-me uma pessoa séria e reservada; gosto de participar em discussões com fundamento









21 – No dia-a-dia gosto de demonstrar segurança e firmeza









+ No dia-a-dia esforço-me por realizador tudo com perfeição









22 – Gosto de fazer perguntas difíceis e manter a minha independência









+ Gosto de manter a minha estabilidade e paz de espírito









23 – Habitualmente sou céptico e difícil de convencer









+ Habitualmente sou romântico e sentimental









24 – Com frequência sinto que só estou bem onde não estou









+ Com frequência, sinto que, se me distrair alguém “me passa a perna”









25 – O meu feitio reservado irrita algumas pessoas









+ O meu hábito de dizer aos outros o que devem fazer irrita algumas pessoas









26 – Quando tenho problemas, consigo “desligar” com facilidade









+ Quando tenho problemas tento fazer alguma coisa que me distraia, para compensar









27 – Posso contar com os meus amigos e eles sabem que podem sempre contar comigo









+ Não dependo de ninguém, gosto de fazer as coisas à minha maneira









28 – Geralmente, sou uma pessoa objectiva e preocupada









+ Geralmente, sou uma pessoa instável e centrada em mim









29 – Gosto de animar e desafiar as outras pessoas









+ Gosto de confortar e acalmar as outras pessoas









30 – Sou uma pessoa extrovertida e sociável









+ Sou uma pessoa reservada e auto-disciplinada









31 – Geralmente sou uma pessoa tímida a demonstrar as minhas capacidades









+ Geralmente, gosto que as pessoas conheçam as minhas capacidades









32 – Lutar pelos meus objectivos e interesses pessoais é mais importante do que ter estabilidade e segurança









+ Ter estabilidade e segurança é mais importante do que lutar pelos meus objectivos e interesses pessoais.









33 – Numa situação de conflito com outras pessoas tenho tendência a recuar.









+ Numa situação de conflito com outras pessoas, raramente recuo.









34 – “Dão-me” a volta com rapidez, porque desisto facilmente









+ Sou reivindicativo(a) e exigente com os outros









35 – As pessoas gostam de mim pelo meu bom humor e espírito comunicativo









+ As pessoas gostam de mim pelo apoio que lhes dou e pela minha generosidade









36 – Muito do meu sucesso deve-se ao meu talento para causar boa impressão









+ Tenho sido bem sucedido(a), apesar das minhas capacidades relacionais não serem as melhores









Avaliação

Some o número de X marcados em cada uma das colunas(A,B,C… até à coluna I). Coloque o respectivo número de X debaixo de cada letra, na caixa que se segue. Identifique a coluna com maior número de cruzes, e veja a que número do eneagrama corresponde, imediatamente abaixo. Por exemplo, se a maioria das suas respostas forem A o seu número é o 9.

Colunas

A

B

C

D

E

F

G

H

I

Número de X










Tipo de Personalidade

9

6

3

1

4

2

8

5

7

Tipo 1 – Pessoas Reformadoras

Racionais e idealistas, as pessoas do tipo 1 são orientadas por fortes princípios éticos, com uma definição clara do “certo” e “errado”. Fortes apoiantes de causas, estão sempre preocupadas em melhorar e desenvolver o mundo em que vivem: são normalmente advogados ou professoras. Organizadas e meticulosas, procuram patamares de excelência, mas o receio de cometerem erros pode torná-las demasiado críticas e perfeccionistas. São frequentemente impacientes e guardam alguns ressentimentos que não conseguem esquecer. As suas melhores qualidades são a prudência, o discernimento e o realismo. O carácter nobre destas pessoas pode torná-las verdadeiras heroínas.

Tipo 2 – Pessoa Altruísta

Zeladoras e ajudantes, estas pessoas são expressivas, sinceras e “coração mole”. Gostam de se sentir úteis e, acima de tudo, são pessoas amigas e generosas, pelo que, frequentemente, realizam sacrifícios pelos outros. Por se esforçarem demasiado em agradar, podem tornar-se demasiado sentimentais e bajuladoras. São bem-intencionadas e gostam de se sentir próximas dos que as rodeiam. Têm alguma facilidade em reconhecer as suas próprias necessidades e são habitualmente possessivas. Os seus pontos mais fortes são o altruísmo e o amor incondicional pelos outros.

Tipo 3 – Vencedora

As pessoas pragmáticas e conscientes dos seus objectivos correspondem ao número 3 do eneagrama. Segurança, determinação, charme e envolvência são algumas das suas principais características. Ambiciosas, competentes e enérgicas, sentem-se atraídas pelo êxito e pelo reconhecimento. Pessoas elegantes e diplomatas, têm tendência a preocupar-se demasiado com a imagem e com o que os outros pensam sobre si. É muito frequente que uma pessoa “tipo 3” seja workaholic e demasiado competitiva. O melhor destas pessoas é aceitarem a realidade como esta é, são autênticas e frequentemente vistas pelos outros como modelos a seguir.

Tipo 4 – Individualista

Sensíveis e introspectivas, são intuitivas, expressivas e reservadas. Emocionalmente são pessoas honestas e muito íntimas nas relações que mantêm, embora também possam ser instáveis e egocêntricas. Na maioria das situações actuam “á defesa” porque detestam sentir-se vulneráveis e expostas. A criatividade é um dos seus pontos mais fortes, pelo que demonstram aversão às regras instituídas e imprimem uma marca pessoal a tudo o que fazem. Com frequência, têm momentos melancólicos e de baixa auto-estima, mas a sua forte inspiração artística atribui-lhes uma extraordinária capacidade de se transformarem e melhorarem as suas experiências.

Tipo 5 - Investigadora

As pessoas “5” são mais intensas e pensadoras, despertas, curiosas e introspectivas. Têm um forte poder de concentração, pelo que desenvolvem grandes capacidades e ideias complexas. Independentes, inovadoras e inventivas, por vezes encontram-se demasiado ocupados com os seus pensamentos e mundos imaginários. Imparciais, gostam de criar e desenvolver laços afectivos intensos. Frequentemente, têm problemas com a excentricidade, o niilismo e o isolamento. Gostam de encarar todas as perspectivas possíveis, são visionárias, pioneiras e “muito à frente” no seu tempo.

Tipo 6 – Fiel

A pessoa mais responsável e comprometida do eneagrama. As pessoas número “6” são totalmente merecedoras de confiança, por serem muito trabalhadoras e cumpridoras. São óptimas a antecipar os problemas e a resolvê-los, promovendo a cooperação entre as partes. Também podem ser demasiado evasivas, defensivas e ansiosas. Actuam sob pressão, mas lamentam ter de lidar com o stress. Por serem muito prudentes, podem ter alguns momentos de indecisão, mas na maioria dos casos são desafiadoras, pró-activas e rebeldes. São pessoas muito estáveis que todos gostam de ter como amigos/as: Desafiam-se a si próprias constantemente, e fazem o mesmo pelos outros.

Tipo 7 – Entusiasta

As pessoas “7” são atarefadas e avessas à rotina. Extrovertidas por natureza, conseguem contagiar os que as rodeiam com o seu optimismo, espontaneidade e boa disposição. Apesar de serem divertidas, práticas e espirituosas, aplicam mal os seus múltiplos talentos, dispersam-se e tornam-se indisciplinadas.

Tipo 8 – Desafiadora

A pessoa “8” é poderosa, desafiadora e dominante. Estas pessoas têm uma grande autoconfiança, são fortes e assertivas. Com frequência, sentem necessidade de controlar tudo à sua volta, sobretudo as pessoas. Muitas vezes podem intimidar e são demasiado conflituosas. São protectoras e habilidosas, objectivas e decididas. Têm um temperamento instável e não gostam de se sentir vulneráveis. No entanto, a sua tendência para dominar as situações pode dar-lhes força para melhorar a vida dos outros, tornando-as heróicas, dominadoras e magnânimas.

Tipo 9 – Pacificadora

Harmonia e pacifismo são as principais características da pessoa com personalidade “9”. Dignas de confiança e emocionalmente estáveis, são geralmente muito criativas, optimistas e conciliadoras. Para preservarem a paz num ambiente, são capazes de grandes esforços. Fogem da tensão, têm dificuldade em dizer “não” e minimizam ou evitam problemas. Por serem pró-activas, não aceitam a teimosia e inércia dos outros. São óptimas a resolver conflitos e a tranquilizar ambientes.

Créditos: RHETI:: The Riso-Hudson Enneagram Type Indicator - Nova Iorque

Site: www.enneagraminstitute.com

1 comentário:

Anónimo disse...

realmente para alguem que nao se interessa por fazer estes testes.... so posso dizer que acertou em cheio!!! há que ser é sincero nas respostas, mesmo que para isso paremos a meio para nos analizarmos.