quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Skiming - Pricing Strategie
terça-feira, 15 de julho de 2008
Apenas um alvo.
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Benefícios do Marketing Directo
sexta-feira, 4 de abril de 2008
quarta-feira, 26 de março de 2008
quinta-feira, 6 de março de 2008
Pensamento e Planeamento Estratégico
Na sua essência, estas visões sintetizam as questões relevantes para a empresa e propõem soluções mais ou menos criativas para o desenvolvimento futuro da organização. Posteriormente, o plano limita-se a explicitar e estruturar as visões estratégicas dos gestores num documento formal, de acordo com uma metodologia predeterminada.
Em suma, antes de ser um plano, a estratégia é um conjunto de visões integradas da actuação da empresa, resultante do pensamento estratégico dos seus membros.
Diferenças entre Pensamento e Planeamento Estratégico
quarta-feira, 5 de março de 2008
Marketing Relacional
Estas mesmas relações entre Empresa & Consumidor, fomentam a existência de informação, que cabe a nós enquanto markeeters, transformá-la em conhecimento que podemos aplicar em iniciativas de marketing, adquirindo assim competências para superar a expectativas do consumidor, deixando-o assim satisfeito.
Como é que posso eu, enquanto markeeter, melhorar a relação com o meu público? Ele que é, ou pelo menos deveria ser, o centro de toda a minha actividade.
Como já lemos em "alguns" artigos anteriores, o consumidor não é tipicamente fiel. Não frequenta um só café, não abastecem numa só bomba de gasolina, não faz as refeições todas em apenas um restaurante, etc.. E será de todo incoerente, pensar que posso mudar isso. Mas posso fazer com que ele venha mais vezes ao meu encontro, que me procure. Para isso só tenho que lhe oferecer valor acrescentado e diferenciador de tudo o resto.
Devemos então, encontrar medidas que promovam uma boa experiência para o consumidor e deixá-lo com vontade de repetir. Conseguir fidelizar clientes e satisfaze-los é um passo importante para que estes próprios comuniquem e promovam o meu produto / marca.
sábado, 1 de março de 2008
Entrevistas de Emprego
A minha experiência não é vasta, no entanto, também para desenvolvimento pessoal investiguei com vista a adquirir maiores competências e evitar menos erros nesta área.
Primeiro ponto, essencial. Para chegar a uma entrevista, é porque já foi seleccionado. Por mais “estreita” que seja a selecção, já está num dos que pode ascender ao lugar.
Nesta fase é avaliado o nosso perfil, ou seja, formação académica, línguas, competência tecnológica, experiência profissional, entre outros.
É aqui que começa a dita “competição”. Diz as regras que nunca devemos subestimar os nossos adversários, pelo contrário, deve haver a preocupação de ganhar competências distintivas entre os demais. Tais como:
Procure manter uma imagem cuidada. Seja caprichoso em aspectos chave, tais como o cabelo, as mãos e procure vestir-se sempre de uma maneira formal.
Fazer o trabalho de casa. Sim, procure obter o máximo de informações da empresa. Hoje em dia, todas as empresas tem disponível muita informação na internet. Estas informações vão ser bastante úteis para que se consiga manter um diálogo proveitoso entre o entrevistado e o entrevistador. É também extremamente importante procurar informação que tenha sido publicada recentemente, no entanto, na semana da entrevista procure também saber o que se está a passar no mercado. As coisas mais importantes a reter são a nacionalidade da empresa, origem, mercados onde actua, produtos, estrutura de negócio, concorrência e clientes.
Invista no seu curriculum vitae. Procure ser verdadeiro o mais possível para que numa entrevista seja coerente. Por exemplo, se escreve que fala fluentemente inglês, na entrevista terá de o fazer…
Tente saber o nome do entrevistador e o cargo que ocupada – pode fazer a diferença - , chegue sempre pelo menos 15 minutos antes da entrevista. Ahh! Nunca se esqueça dos documentos que são necessários, e pelo sim e pelo não, leve sempre consigo uma cópia do curriculum.
A recepção, nos dois sentidos. Primeiro, muita atenção às secretárias ou às pessoas que o recebem. Por vezes, estes/as são utilizados para o abordarem no primeiro contacto. Seja coerente e verdadeiro, pois esta fase é considerada parte fundamental da entrevista. Segundo, na recepção do entrevistador cumprimente-o com um aperto de mão firme, sem exageros. Espere que lhe seja indicado um lugar para sentar-se e faça-o sempre depois de o entrevistador se sentar, a menos que o mesmo faça questão. Dica: Se esta última hipótese acontecer, escolha a pior cadeira para si, deixando a melhor para o entrevistador.
A entrevista começa na maioria das vezes de uma forma amena. Ou seja, o próprio entrevistador através da sua experiência procurará de inicio abordar temas leves e descontraídos de modo a que a tensão baixe e o entrevistado se sinta mais à vontade.
Mantenha o mesmo tom de voz natural e motivada, tente não falar depressa demais.
Ponha-se no lugar do empregador. Tente responder exactamente aquilo que o entrevistador pretende ouvir. Dica: Nunca critique os seus ex-empregos/adores. Atitude positiva e discrição profissional são qualidades indispensáveis no mercado de trabalho.
Procure mostrar que as suas aptidões são benéficas para a obtenção dos objectivos da empresa. (Seja objectivo) Esse será um enorme passo para que seja o escolhido.
Em qualquer entrevista, os erros podem pagar-se muito caro. Portanto, procure minimizá-los. Não fale demais, tente manter um diálogo aberto e deixar também o entrevistador falar. Aliás, deve conseguir fazê-lo. No entanto, sempre que oportuno, nunca deixe de tomar a iniciativa para falar.
É exigida simpatia e sorriso. Nem que quando sair da entrevista não aguente as dores nos maxilares. Mas é importantíssimo. É a sua imagem que está em causa.
Procure a sinceridade como máxima absoluta. Excepto quando, está a falar dos seus pontos fracos… Evite dizer que é dorminhoco, preguiçoso e que só consegue trabalhar depois da hora de almoço.
Bom, não sou nenhum expert na matéria, aliás, isto serve fundamentalmente para me instruir. No entanto, acho que as dicas aqui deixadas são bastante relevantes.
Deixo no entanto algumas outras, por muito pequenas que sejam, muito importantes.
. Cuidado com as secretárias
. Se transpirar de nervosismo, leve as mãos aos bolsos com calma, e retire-as
. Sorria
. Seja cordial
. Ceda a melhor cadeira
. Não interrompa o entrevistador
. Mantenha uma imagem cuidada
Pelo research que fiz, constatei que todos os detalhes são muito importantes e não devem de forma alguma ser esquecidos.
Boa sorte a todos os que procuram, neste momento, uma entrevista de emprego, e que este post possa ser uma útil ferramenta de ajuda.
sábado, 23 de fevereiro de 2008
Is TV Time Caught in the Web?
Ever since US Internet usage became widespread, marketers have been tracking online usage to see if Web time was coming at the expense of TV time.
Now, IDC has found that Internet is the medium on which US online users spend the most time--32.7 hours per week, almost twice as much as they spend watching television. The data was collected in September and October 2007.
Source www.emarketer.com
About Six Sigma
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Novo Desafio..
Há algumas semanas atrás provavelmente leu que iria surgir neste blog, um novo colaborador. Hoje é o dia da sua apresentação.
O meu nome é Francisco Penetra, tenho 22 anos e sou aluno finalista do curso Gestão de Marketing, no Instituto de Comunicação Empresarial e Marketing (ISCEM).
A enorme paixão que foi aumentando no decorrer do curso e também o enorme gosto pela escrita fizeram-me perguntar ao Diogo, se podia fazer parte deste projecto que ele próprio apadrinhou. Sem hesitar o Diogo, aceitou e assim começa um novo desafio na minha vida académica.
Nos meus artigos vou tentar explicar alguns temas relacionados com a minha área de formação e pelas quais tenho especial interesse.
Obrigado desde já pela confiança demonstrada pelo Diogo, nas minhas capacidades de acrescentar valor a este blog.
Muito em breve voltaram a ler mais qualquer coisa..
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Nova geração empresarial....
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Objectivos S M A R T
Objectivos Smart:
S(Specific) : Planeamento detalhado do que há a fazer e como deve ser feito. Os objectivos generalistas tendem a ser menos eficazes.
M(Measurable) : Reflecte os vários aspectos mensuráveis e passíveis de realização. Compreender se os recursos (humanos e físicos) disponíveis são os adequados para alcançar os mesmos.
A(Achievable) : Este aspecto implica que os objectivos sejam propostos em consonância com todos os seus intervenientes para que estes estejam motivados a percpecionar e sentir os objectivos como algo intrínseco a elas.
R(Realistic) : Os objectivos só serão realizáveis se forem passiveis de ser realizados.
T(Time) : Estabelecimento de prazos bem definidos.
É necessário o alinhamento de todos estes aspectos e posterior revisão periodica, ou seja, obter um feedback "do que se está a passar" e efectuar as alterações necessárias em função das mutações constantes da envolvente.
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Tecnologia e Social Media
- 175.000 blogs são criados diariamente;
- 55% dos utilizadores da internet acreditam que não poderiam estar em contacto com os amigos ou família sem tecnologia;
- O YouTube fornece mais de 100 milhões filmes diários;
- Mais de 40% dos visitantes do MySpace têm entre 35 e 54 anos;
- Entre Setembro de 2005 e Setembro de 2006 o número de visitantes do MySpace cresceu 158%;
- Durante o mesmo período o número de visitantes no Orkut cresceu 420%;
- Durante o ano de 2006 o número de adultos que fez downloads através de um podcast cresceu mais de 70%, só em 6 meses;
- A audiência de podcasting totalizava 10 milhões em 2006 e estima-se que em 2011 cresça para 55 milhões.
Conhecia? O seu plano de comunicação contempla estes meios ?
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Responsabilidade Social - Parabéns!
A Responsabilidade Social das Empresas é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações e na interacção com todas as partes interessadas. Neste sentido, é um conceito globalizante pois parte do indivíduo para o todo e vice-versa, entendendo-se o indivíduo como podendo ser quer individual quer colectivo.
No fundo, trata-se de um modo de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactos sociais e ambientais da organização como forma de assegurar e aumentar competitividade no mercado.
Marketing Social
Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adopção de comportamentos, atitudes e práticas (individuais ou colectivas), orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.
O objectivo principal desta ferramenta é transformar a maneira pela qual o nosso público-alvo percebe uma questão social e promove mudanças comportamentais que visam melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional.
O Marketing social tem por base o uso de conhecimentos e técnicas de marketing adaptadas à promoção do bem estar social. Trabalha-se com objectivos claramente definidos, metas mensuráveis, pesquisas e avaliações quantitativas e qualitativas.
Apresentação de 2 Casos “Oportunos”
Todos nós que estamos ligados às áreas de Gestão, até mesmo quem não está, certamente já ouviu notícias sobre “queda da publicidade” ou “impacto da publicidade” ineficiente. Ou seja, é necessário percebermos muito bem “onde estamos”, “para onde queremos ir” e “planear a forma de lá chegar”.
Considero de destaque duas campanhas que estão no ar.
A sociedade do Ponto Verde, é uma organização de cariz social cujos interesses/objectivos assentam numa maior consciencialização por parte da sociedade no que respeita ao ambiente. O meio com mais impacto pelo qual comunica é a TV, onde veicula uma mensagem original e apelativa.
Após visualização deste “anúncio” todos ficam sensibilizados e com vontade de ajudar. Aliás, há de certeza quem pense…. “ Depois de ver estes miúdos, quem é capaz de resistir e não fazer reciclagem?”
É aqui que coloco a questão… É assim tão difícil sensibilizar o consumidor?
É! Mas, há quem consiga. Pelo menos a mim.
A Pedigree lançou recentemente uma campanha de Adopção de Cães e Oferta de 3 Meses de comida para os mesmos. E ainda, pela compra de Pedigree, existe uma contribuição para a ajuda de animais abandonados.
Ou seja, basicamente o que a Pedigree fez algo muito simples. Pegou na questão social de cães abandonados e associou-se a esta causa.
Consegue com isto:
- Trabalhar a sua imagem junto do seu público-alvo;
- Ganhar a confiança de potenciais clientes;
- Trabalhar o seu Marketing Social e Responsabilidade Social;
- Aumenta os índices de Notoriedade (Pela associação à Causa)
- Potencia eventuais consumidores (Após adopção e 3 meses, é necessário comprar comida. Onde será que o consumidor vai? Será a marca que se identifica com ele próprio? Que até contribui para ajudar os cães?
Mesmo que após a sensibilização, isto não se reverta em acção, a Pedigree consegue trabalhar a sua imagem social, conquistar a confiança mercado em geral e ainda aumenta os índices de notoriedade. Para quem procura ser líder de mercado ou Top-of-mind parece-me bastante relevante.
Acho bastante oportuna e bem conseguida estas duas campanhas. Parabéns às duas entidades.
E também pela responsabilidade social que me encontro a comentar e divulgar estas campanhas.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Teste positivo !
Quanto ao futuro, os objectivos do Blog passam por uma maior exposição de Temas e Conceitos de forma mais assídua e regular, pelo que a partir de hoje o meu Grande Amigo Francisco Penetra fará também parte do Blog.
Espero que continuemos a corresponder às expectativas de todos.
Os melhores cumprimentos,
Diogo Alexandre - About.Marketing
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Qualidade de Serviço
- Confiabilidade - Capacidade de prestar o serviço "prometido" com confiança e exactidão;
- Responsabilidade - Disposição para auxiliar os clientes e fornecer o serviço prontamente;
- Segurança - Relacionada com a capacidade de quem presta o serviço o fazer de uma forma determinada e confiante, demonstrando conhecimento;
- Empatia - Demonstrar interesse e atenção personalizada aos clientes;
- Aspectos Tangíveis - Suporte físico, aparências, instalações, pessoal, equipamentos;
Marketing de Serviços
Define-se serviço como um acto ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que deste processo não resulte a posse de um bem (físico). Esta execucção pode ou não pressupor uma contrapartida financeira. Ex: Viajar de avião, cortar o cabelo, entre outros.
O serviço em si, é produzido e consumido em simultâneo. Pelo que, este pressupõe uma relação de contacto directa entre o Produtor e o Consumidor.
Numa perspectiva de Marketing, existem algumas caracteristicas de grande relevância:
- Intangibilidade .. Os serviços são processos, não são patenteáveis e baseiam-se na reputação;
- Perecibilidade .. Se não for usado, está perdido (Ex. Avião);
- Heterogeneidade .. Varia de cliente para cliente;
- Simultaneidade .. Criados e servidos simultaneamente;
- Participação do cliente no processo .. Sem o cliente presente, não é possível realizar o serviço;
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Comunicação Empresarial
As actividades de Comunicação Empresarial, incluem ainda as actividades de Imagem Corporativa. Ou seja, o trabalho que é desenvolvido em torno da Imagem da Marca, cuja finalidade é o trabalho da Imagem da Empresa.
As grandes preocupações dos profissionais desta área, consistem na relação da empresa com a sociedade e o seu público-alvo. Este relacionamento não pode ser gerido de uma forma multifacetada. Os clientes não podem ser só clientes nem os fornecedores só fornecedores. É necessário olhar para estes como membros de uma sociedade que são capazes de ser formadores de opiniões capazes de também - incoscientemente - trabalhar a imagem empresarial.
Jornalistas, Relações-Públicas e Publicitários são hoje em dia as pessoas que trabalham nesta área.
* Comunicação Interna . Envolve o Público Interno - Colaboradores - e todo o relacionamento com o Público Externo, num âmbito corporativo.
O que é Team Building?
Além disso, as iniciativas de Team Building contribuem para descomprimir, quebrar o gelo, entusiasmar e motivar, proporcionando uma nova energia aos colaboradores, que se reflecte na sua produtividade e atitude no trabalho.
Contudo, nem todas as acções de Team Building resultam plenamente, fruto de não se considerarem regras fundamentais que devem nortear a concepção e orientação das mesmas. Kris Maher defende, através do Wall Street Journal, que existem 3 condições fundamentais para que os jogos e actividades e Team Building sejam bem sucedidos;
- Devem proporcionar mais do que diversão: os conteúdos devem estar relacionados com a realidade dos participantes, para que estes não os consideram uma perda de tempo e os encarem com seriedade, retendo as lições pertinentes;
- Devem ser orientadas por especialistas: este é um factor essencial para que a dinâmica de grupo se desenvolva de forma positiva e se retirem dos jogos e actividades todas as lições úteis possíveis, maximizando a aprendizagem do participante;
- Devem ser seguidas de reforços: o que se aprende nos jogos e actividades nem sempre é fácil de transpor para a prática profissional, carecendo de apoio especializado. Acresce que as novas atitudes adquiridas precisam de ser apoiadas, controladas e premiadas, a fim de que, com tempo, sejam progressivamente interiorizadas pelos colaboradores.
As acções de Team Building devem ter um conteúdo fortemente emocional, para que sejam consideradas experiências fantásticas e inesquéciveis. Isso ajuda a motivar os participantes, aumenta a compreensão dos processos e resultados, e melhora a retenção na memória. No entanto, não se pode esquecer que a componente lúdico-emocional é apenas facilitadora da aprendizagem, sendo imprescindível garantir a respectiva componente pedagógica e profissional.
As acções de Team Building são concebidas de acordo com estes princípios, assegurando a combinação de jogos e actividades inovadores, criativos e inspiracionais, com análises profissionais tecnicamente rigorosas e pedagogicamente eficazes. Em contacto com a natureza e o ar puro.
Post no Âmbito da Cadeira de Gestão de Recursos Humanos.
Do you know?
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Brilliant !
Obrigado pela recomendação, Vidinha.
Hiperligação Site: http://www.quicksprout.com/2007/10/24/the-difference-between-marketing-pr-advertising-and-personal-branding/
Excentricidades!
Na minha opinião, bem conseguido!
Aqui fica o Link para visualizar o anúncio:
www.beam.tv/view.php/pure_race.mov?NpjRHMQtRV&log=DYsqPdtrZQ
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Disney no mercado das Telecomunicações
A Disney irá utilizar a rede de infra-estrutura e de distribuição da Softbank (terceiro maior operador móvel japonês, atrás da NTT DoCoMo e a KDDI), assumindo assim o estatuto de um operador virtual (MVNO) de que já tem experiência com um serviço similar lançado no ano passado nos Estados Unidos, em parceria com a Sprint Nextel.
De acordo com as mesmas fontes, o novo operador da companhia norte-americana de media e entretenimento vai utilizar telemóveis fabricados pela Sharp.
Lido em Diário Digital
Chiquita - Caso de Sucesso
Claro que sim!
Chiquita é uma verdadeira empresa Internacional. Tem mais de 100 anos de História e nasceu em Cincinnati, Ohio. Esta tem mais de 26000 empregados espalhos por 80 países em 6 continentes. Detém cerca de 90000 héctares de terreno próprio, e mais 50000 héctares arrendado.
Esta marca parece tão simples e modesta quando a vimos em nossas casas, no entanto, de modestos nada tem os $4,5Biliões que a marca tem como receita anual. As vendas desta empresa, são qualquer coisa de gigante, pois a mesma vende cerca de 144 Milhões de Caixas (18Kg/Cada) por ano.
Posto isto, é importante acrescentar que a Chiquita é lider de mercado na Europa e nº 2 nos EUA.
No entanto, esta marca não vende apenas bananas. Embora seja o seu core business, ao representar cerca de 43% da matriz produtos/vendas. A marca tem também uma grande relevância na venda de Saladas e Snacks.
Uma grande caso de sucesso.
sábado, 12 de janeiro de 2008
Mudar. Ser melhor. Dia após dia.
Nos anos 50, os japoneses retomaram as idéias da administração clássica de Taylor e as críticas delas decorrentes para renovar a sua indústria e criaram o conceito de Kaizen, que significa contínuo aprimoramento. Esta prática (exprime uma forte filosofia de vida oriental, sendo também uma cultura) visa o bem não apenas da empresa mas também o do homem que nela trabalha.
As empresas estão na sua essência munidas de ferramantas para optimizar os seus recursos e eliminar os desperdícios existentes na mesma, quer seja em processos produtivos, administrativos ou mesmo novos projectos e produtos.
"Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje"
Para Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no individuo. Esta metodologia consegue resultados concretos, tanto qualitativamente como quantitativamente em curtos espaços de tempo e a um custo muito baixo e assim aumenta os índices de rentabilidade. Kaizen, "apoia-se" nas sinergias geradas numa equipa de trabalho reunida e focada no alcance dos objectivos propostos pelos orgãos administrativos.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Consumidor - Camaleão?
Filipa. Espero que esta ligeira definição do consumidor-camaleão Te ajude.
Porque os vendedores têm duas orelhas e uma boca?
Porque devem ouvir o dobro daquilo que falam…
Muitos de nós julgamos que comunicar bem é falar muito. E para muitos vendedores esta premissa é tida ainda como uma verdade absoluta. Muitos insistem em vender sem ouvir quem mais gostaria de expressar as suas opiniões e necessidades: o Cliente. Por esse motivo não têm sucesso.
Eis algumas dicas para ouvir melhor o seu cliente e fechar mais vendas:
· Pratique a escuta activa. Ouça com muita atenção o seu Cliente e entenda perfeitamente o que ele tem para lhe dizer.
· Preste muita atenção aos gestos do seu Cliente, que por vezes dizem mais do que as palavras.
· Demonstre ao seu Cliente que o está a ouvir, acenando com a cabeça, sorrindo e dando breves respostas de confirmação.
· Nunca interrompa nem complete o pensamento do seu Cliente, pois dessa forma dará a entender que o que ele está a dizer não é assim tão importante.
· Seja empático. Coloque-se do lado de quem está a comprar… do seu Cliente. Use expressões do tipo:”… entendo…”, “… compreendo…”.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Top 10 Places to Go in 2008
Invistam um minuto do vosso tempo a consultar o mais recente Ranking Internacional de locais a não perder em 2008, e de certo que vão ficar orgulhos do nosso Portugal.
Segundo o Ranking Mundial da Yahoo Travel, Lisboa consegue o fantástico terceiro lugar.
É de bom grado conseguirmos passar esta mensagem... Portugal tem uma larga oferta Turistica, mas nem sempre é bem comunicada. Este poderia ser um dos pontos de partida. Afinal, temos um Guia Turistico "a nosso favor".
Consultem o Ranking em:
http://travel.yahoo.com/p-interests-21529666;_ylc=X3oDMTBsbGI4dGR1BF9TAzI3MTYxNDkEX3MDMjcxOTQ4MQ
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
Black Google para poupar Energia!
O Blackle apresenta uma interface com fundo negro e uma caixa de pesquisa que se suporta no serviço da Google, com as mesmas funcionalidades mas mais eficiente em termos energéticos, já que permite poupar muitos watts de luz enquanto está a ser utilizada. A máxima aplica-se apenas a PCs com ecrãs CRT.
Para utilizar, www.backle.com
Relação entre Cores e Crianças
Lido em: Destak
Uma aula.... para não esquecer!
Hoje, durante a aula da Cadeira Gestão da Força de Vendas, leccionada pelo Mestre Rogério Canhoto, foi-nos "prometido" que jamais iríamos esquecer o que aprendemos. Estou ciente de que isso vá acontecer, pela simplicidade e eficiciência do método em questão.
Pois bem, de seguida apresento-vos duas matrizes, bastante básicas e transparentes, mas também extremamente úteis do ponto de vista pessoal e profissional.
Matriz 1
Maximização e Aproveitamento do Tempo - Definição de Prioridades
Por exemplo, na nossa gestão do dia-a-dia, todos nós sentimos que o tempo é pouco. Que as 24h por dia não chegam para tudo o que queremos. Então, é aqui que "entra" esta matriz.
Facilmente preenchemos esta matriz com uma enormidade de tarefas a realizar. No entanto, para que esteja preenchida da melhor forma.... alguns conselhos.
À direita, está somente aquilo que é realmente importante para nós, tanto pessoal como profissional. Na ala esquerda, encontram-se os menos importantes. Existe aqui uma questão no entanto... o canto superior esquerdo diz-nos que há algo muito urgente, mas pouco importante... poderá esperar? Não! Mas também não devemos ser nós a fazê-lo... Pois, se não é importante para nós e é urgente... então para quem o seja que o faça. Ou então, delega-se essa função a alguém. Nós temos é de nos focar em realizar primeiro aquilo que é verdadeiramente importante e urgente para nós... se é urgente para outra pessoa, ela que a resolva ou delegue em quem a possa resolver.
Matriz 2
Avaliação de Desempenho - Classificação por Categoria Profissional
Nesta matriz, a lógica é a mesma. No entanto, aqui aplicamos outros factores... isto para percebermos e podermos classificar o nosso desempenho e o da nossa equipa de trabalho.
Basicamente:
Canto Superior Esquerdo: "Barata-Tonta" - Disponível para tudo, mas incapaz de fazer muito bem as coisas;
Canto Superior Direito: "Doers"- Este é o exemplo perfeito daquilo que se quer numa empresa. Gosta de fazer as coisas de uma forma muito cuidada e perfeita e tem a capacidade de as fazer depressa o que lhe permite fazer bem diversas tarefas em curtos espaços de tempo.
Canto Inferior Esquerdo: "Out" é a palavra de ordem! São tipicamente aqueles que gostam muito da máquina do café e também de adorar o trabalho desempenhado por outros.
Canto Inferior Direito: "Homens do detalhe e perfeccionismo" - Basicamente fazem tudo muito bem, muito perfeito, mas.... demoram imenso tempo. Perdem demasiado tempo em detalhes e não são tipicamente bons a cumprir prazos. Portanto, pouco objectivos e sucintos no que respeita a tempo.
É lógico para todos nós que o ideal seja estar no "canto superior direito". No entanto, para lá chegarmos é necessário um enorme esforço e dedicação naquilo que se faz... mas também muita auto-formação para que consiga ganhar mais-valias em relação à concorrência(colegas de trabalho)
Resta-me agradecer a aula de hoje ao Professor acima mencionado, este simples exemplo torna-se bastante prático para uma boa gestão de.... aquilo que quisermos. Basta aplicarmos os "Prós & Contras" que pretendemos avaliar e facilmente conseguimos os resultados que procuramos.